domingo, 7 de março de 2010

FERMENTO QUÍMICO E BIOLÓGICO

1º ano de Junqueirópolis-Rebeca Silva‏

Olá, professora =D
td bom?
Bem, eu estava pesquisando: Por que a massa (bolinha) q a gente coloca no copo com água sobe qdo está na hora de pôr para assar, e achei um site q
estava falando da diferença entre os fermentos biológicos e químico. Achei muito interessante e por isso estou lhe enviando.

Fermento químico X fermento biológico

O fermento é um ingrediente muito utilizado na cozinha. Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável.

Quando é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos / biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos.

Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia. A diferença entre os fermentos químico e biológico está em sua composição: o químico é constituído, principalmente, de bicarbonato de sódio (NaHCO3); e o biológico apresenta um fungo do tipo levedura.

No fermento químico, as reações de decomposição ocorrem quando o bicarbonato geram, entre outros, gás carbônico e água, fazendo com que a massa aumente seu volume.

Essa reação é auxiliada pelo aumento de temperatura e só cessa quando todo o fermento reage.

O Fermento Químico ( em pó) é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento.

Já o Fermento Biológico (tabletinho) promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.

Para reagir, precisa de carboidratos (açúcares e amido), que alimenta a levedura: o fungo “ingere” o carboidrato e seu metabolismo o transforma em gás carbônico e álcool, que, com o calor, expande a massa.

Porque o fermento biológico é formado por um organismo vivo, as condições de produção da massa devem ser mais controladas: a temperatura, por exemplo, precisa estar entre 30 a 50°C — é por isso que deixamos a massa feita com fermento biológico crescer antes de ser assada, enquanto a que é produzida com fermento químico deve ir logo ao forno.

Mais dicas no site abaixo. Conheça pra fazer uso correto e bom apetite!

Fonte: http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?EditoriaID=9&codigo=3923

Espero que goste!
Beeijos

Um comentário: