terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

NO CAMINHO DAS ATIVIDADES CIENTÍFICAS

1º ANO - 2010

TEXTO 03-

NO CAMINHO DAS ATIVIDADES CIENTÍFICAS

A curiosidade natural do homem leva-o a observar fenômenos que ocorrem a sua volta. Dessa observação, surgem novas dúvidas e, para esclarecê-las, muitas vezes ele realiza experiências.
A partir dos resultados obtidos, elaboram-se regras, princípios e, para explicar melhor os fenômenos, surgem hipóteses que conduzem à criação de modelos teóricos que devem ser testados e comprovados.
O desenvolver de uma atividade científica requer um método próprio, o método científico, que envolve as seguintes etapas:
Observação: É a forma de levantar dados informativos aplicando atentamente os sentidos às investigações que se quer fazer. Deve ser metódica, precisa, exata e completa.
Por exemplo: Um prego de ferro exposto à umidade fica recoberto de um material de cor avermelhada que escama com certa facilidade.
Hipótese: É a suposição de uma verdade que se busca por meio das pesquisas.
Por exemplo, suposições do tipo “todo prego de ferro apresenta o comportamento descrito nas condições acima citadas?”
A hipótese orienta o trabalho do pesquisador e deve ser formulada de modo que possa ser verificada nas investigações.
Experimentação: É o conjunto de técnicas que se utiliza para verificar a hipótese e em condições tais que possa ser repetida.
Por exemplo, podemos fazer experimentos do prego no vácuo, na presença de ar úmido, ar seco; usar pregos de vários tamanhos e formas.
Generalização: É a conclusão a que se chega a partir dos resultados experimentais e da análise de dados observados. É uma forma de os pesquisadores explicarem suas descobertas estabelecendo regras, leis princípios ou fórmulas.
É possível generalizar, por exemplo, que todo prego de ferro, independente da forma e tamanho, exposto à umidade nas condições ambientes, fica recoberto de material avermelhado.
Teoria e Modelo: É o resultado da reflexão do trabalho científico.
Pode-se chegar à formulação da teoria e do modelo por meio da interpretação e explicação de leis e princípios.
Teoria e modelo coordenam e unificam o conhecimento e perduram até que novos fatos não sejam explicados por eles.
Comunicação: É a forma de divulgar fatos, descobertas ou teorias por intermédio de congressos, comunidades científicas, revistas especializadas ou livros.

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